quarta-feira, 5 de setembro de 2012

FEIRA DE CULTURA: REGIÕES DO BRASIL


Após tantos preparativos e trabalho pesado nossa feira finalmente saiu do ensaio. 
Com o tema "Brasil com S" pretendemos apresentar as cinco grandes regiões em que o Brasil está divido, salientando que essa divisão visa a facilitar o estudo e o conhecimento do país, sendo mais didática que cultural ou geográfica, proporcionando ao alunado uma melhor caracterização das peculiaridades de suas regiões. 
 
Nosso objetivo era estimular o pensamento crítico no aluno, caracterizando o espaço brasileiro e valorizando a importância de se conhecer a nossa realidade, para que se respeite os diferentes grupos étnicos e culturais que constituem a nossa sociedade. Desenvolver por meio da exposição cultural dos estados a iniciativa, a responsabilidade e o conhecimento sobre os fatos e acontecimentos naturais, sociais, políticos, econômicos e culturais do Brasil.

Dividimos o Brasil de acordo com nossas turmas: o 4º ano ficou com a região Sul, sob a orientação da professora de ciências Fabíola Nunes; o 5º ano ficou com a região Norte, sob a orientação da professora Escyla Cristina; o 6º ano ficou com a região Nordeste, sob a orientação do professor de geografia Paulo Armondes; o 7º ano ficou com a região Centro-Oeste, sob a orientação da professora de português Marcides; e o *º e 9º ano ficaram com a região Sudeste, sob a orientação da professora Esther Augusta. 

Os alunos responsáveis para região Sul apresentou a Chula, com suas linda prendas ao redor, os meninos sapatearam com muito vigor. Além, do oferecimento de chimarrão, uvas, pinhão e outras delícias dessa região que tanto encantou os alunos. Houve exposição de artesanato típico, a representação simbólica dos relógios nos jardins, além de muita informação sobre fauna, flora, imigração, influências e culturas típicas dos sulistas.


Relógio das Flores - Blumenau - SC
Blumenau - SC


Já a região norte nos encantou com uma dança amazonense inspirada na disputa dos bois Garantidos e Caprichosos. Os alunos encarnaram o espírito da festa de Parintins.  
Aluno do 5º ano enfeitando a roupa de sua apresentação


Membro do boi "Garantindo" enfeitando sua roupa de apresentação

A região nordeste tornou nossa festa mais gostosa com comidas, sucos e doces típicos da região. Além de um forrozinho que nos encantou.
Caatinga


Aluna pintando o mapa do Brasil





O Centro-Oeste foi muito bem representado pelas cordas do violão e pelo coro do 7º ano. Que linda apresentação! O Planalto Central foi todo representado em maquete.

Com o lema “Nós Somos o Sudeste” as atrações turísticas desta região foram (re) construídas pelo 8º e 9º ano. O pensamento e a poesia dos que constroem as grandes metrópoles do sudeste plainava no ar. Além do cheirinho de café, da broa e do doce de leite. Um mapa dos domínios morfoclimáticos foi elaborado pelos alunos. E na apresentação encenaram, a partir da música “Sampa” de Caetano Veloso, o estranhamento de um retirante em São Paulo e a dor nos momentos de solidão.


SP

MG


ES

RJ



Amor palavra que liberta



Enfim, nossa feira foi um sucesso. A aprendizagem de nossos alunos transbordava nos cantos do colégio. E ano que vem tem mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário